Água do radiador ou fluido de arrefecimento. O que usar?

Seja com água ou fluido de arrefecimento, completar o radiador é um procedimento simples e bastante comum na hora de abastecer o veículo.

Porém, qual a melhor opção?

“Quer dar uma olhada na água?”. Essa é uma pergunta bem conhecida que todo frentista faz ao motorista após o abastecimento do carro no posto de gasolina.

O líquido presente no radiador tem como função reter o calor entre o ar e esse líquido.

Dessa forma, o ar quente gerado no motor, a partir da queima de combustível é reduzido pelo sistema de refrigeração.

Por isso, é necessário uma série de cuidados ligados à sua manutenção preventiva.

Geralmente, muitos desses cuidados são ignorados pela maioria dos motoristas, o que não só acelera a depreciação do veículo, como também o tempo de vida útil de alguns componentes.

E claro, gerando gastos elevados com reparos.

Aliás, sabia que o superaquecimento é uma das principais causas de motor fundido?

Nestes casos, o preço médio da retífica de motores convencionais pode ter um custo de até R$ 5.000.

Para evitar esta e outras dores de cabeça com o sistema de arrefecimento do seu automóvel, descubra agora qual o melhor: água do radiador ou fluido de arrefecimento. Acompanhe!

Entenda o que é radiador e como funciona o sistema de arrefecimento

O radiador é um componente instalado entre o motor e a grade dianteira do automóvel.

Diferente do que se imagina, ele não é o sistema de arrefecimento em si, apenas faz parte dele.

Quanto ao sistema, ele é constituído por um ciclo de 7 componentes: a válvula termostática, o aditivo, o reservatório de água do radiador,

o sensor de temperatura, a bomba d’água e a ventoinha.

Como falei anteriormente, sua função é controlar a temperatura do motor de um automóvel.

Quando em boas condições, o motor aumenta sua durabilidade,

o desgaste se torna menos acentuado, o veículo emite menos poluentes, gera um aumento de desempenho, reduz gastos com combustível, além de visitas constantes a oficinas.

Não sabe porquê esse sistema é fundamental para vida útil de um automóvel? Pois então, para o carro andar ele precisa de um motor, certo?

Motores a combustão, seja a gasolina, diesel, álcool, gás de cozinha, natural, ou qualquer outro, quando queimados geram uma enorme quantidade de calor.

Como uma boa parte da energia liberada é convertida em ar quente, o sistema de arrefecimento tem por função colocar este calor que está no motor para fora.

Além disso, algumas pesquisas já apontam que para manter a eficiência do motor é necessário que ele trabalhe com a temperatura certa.

Assim, o sistema de arrefecimento, quer ele trabalhe com água do radiador ou fluido de arrefecimento, foi aperfeiçoado para aquecer o motor mais rápido,

mantendo a temperatura próxima de um nível ideal. Geralmente, entre 115ºC e 135ºC.

E o fluido de arrefecimento: onde entra?

O fluido de arrefecimento é um líquido responsável por proteger o sistema de corrosão e desgastes acelerados.

Isso é feito através de um processo de ebulição mais acelerado, reduzindo o congelamento da água dentro do sistema pressurizado.

Neste processo, o líquido troca de calor com as superfícies em que entra em contato, aumentando a temperatura ao passar pelas

galerias e mangueiras próximas ao motor, por fim levando a perda de calor ao passar pelo radiador.

Geralmente, é uma substância composta por uma mistura de água desmineralizada com aditivo.

Isto é, uma proporção de metade de um aditivo conhecido por etilenoglicol e metade de água.

Além de acelerar o ponto de fervura, a solução também diminui o ponto de congelamento (fusão).

Então, vale a pena colocar água do radiador?

Antes de responder, é preciso saber que a água que chega até as nossas torneiras, possui diversos componentes como cloro e flúor.

Inclusive, além de diversas marcas de água mineral não serem puras, algumas ainda contam com o fato de serem radioativas.

A melhor opção para o motor, é a água do radiador deionizada – conhecida em oficinas por água de bateria.

Tais produtos possuem propriedades que previnem a corrosão das peças.

Portanto, é muito adequado para contato com as partes metálicas do motor.

Vale lembrar que a água pode sim ser usada no sistema de arrefecimento.

Porém, ao utilizar aditivos você garante que ela sempre se mantenha no estado líquido (sem evaporar e congelar), evitando a oxidação do motor.

Do contrário, você pode acabar deixando o sistema mais vulnerável, ao completar o fluido de arrefecimento com água pura.

Isso porque, a proporção do aditivo é reduzida até chegar a zero.

Água do radiador ou fluido de arrefecimento: qual o melhor?

Respondendo a essa questão, o melhor para o radiador é sempre utilizar água desmineralizada com aditivo.

Essa solução é conhecida por fluido de arrefecimento, e sua principal função é evitar o superaquecimento do motor,

além de prolongar a vida útil dos sensores térmicos e das válvulas termostáticas

Geralmente, o motor do carro alcança uma temperatura média de 100ºC em funcionamento. Isto é, a mesma temperatura da água quando evapora.

Portanto, não faz o mínimo sentido a água entrar em contato com o motor sob essas condições,

visto a necessidade de haver um equilíbrio em seu estado líquido para a temperatura do radiador.

O aditivo eleva a temperatura da água do radiador para aproximadamente 110ºC a 112ºC,

evitando a evaporação em áreas com temperaturas mais elevadas ou em altitudes bem acima do nível do mar. São Paulo, por exemplo.

O mesmo vale para locais com temperaturas extremamente baixas.

Afinal, assim como a água não deve ferver após 100ºC, o congelamento também deve ser evitado quando atingir 0ºC.

Sem o uso do aditivo, peças metálicas e outros componentes do carro ficam expostos ao efeito corrosivo da água.

Apenas para se ter uma ideia, a oxidação do cabeçote pode até mesmo colocar o motor em risco.

Se a troca do fluido de arrefecimento não for feita de forma adequada,

isso pode não só levar à necessidade de procedimentos como substituição das velas, juntas, mangueiras, selos do bloco e filtro do óleo, como também a retífica do cabeçote.

Quando fazer a troca do fluido de arrefecimento?

A troca do líquido do radiador pode variar conforme as recomendações do fabricante, assim como a qualidade do produto.

Geralmente, o prazo pode variar entre 10 a 30 mil quilômetros rodados ou entre 1 e 5 anos de duração.

Vale lembrar que o uso frequente do veículo em estradas esburacadas ou vias congestionadas também afetam o desempenho e a hora certa de realizar a substituição.

O melhor que se tem a fazer é realizar o procedimento em um mecânico de sua confiança.

Afinal, a água do radiador deve ser completamente retirada e substituída nas proporções indicadas pelo fabricante.

A troca deve ter como base a proporção indicada pelo fabricante do produto – 60% de água mais 40% de fluido –,

além de ser sempre com o motor a frio e nunca misturando aditivos de fórmulas diferentes.

A menos que seu carro tenha carburador, faça sempre o pedido correto e não esqueça de corrigir quem fornece informações erradas.

Obviamente, a palavra “água” é mais fácil de pronunciar e há muito tempo se popularizou.

Sendo assim, fique sempre atento para que isso não se torne um vício e o leve a completar o radiador de forma errada.

O nível do líquido baixou? O que fazer?

O fato de o sistema de refrigeração ser um circuito fechado não significa que o fluido permanecerá o mesmo para sempre.

Como todos os líquidos, ele evapora quando exposto ao calor excessivo, podendo vazar para outras partes.

Nesses casos, simplesmente encher os dissipadores de calor suficientes não é o bastante.

Se for um procedimento de emergência, tudo bem. No entanto, em breve você terá que ir a uma oficina para uma limpeza profunda e substituição do componente.

Para evitar situações como essa, uma boa dica é comprar estes itens separadamente e guardá-los dentro do porta-malas.

Isto é, uma com água desmineralizada e outra com aditivo.

Conclusão

Então, água do radiador ou fluido de arrefecimento?

Agora que você já sabe a importância do procedimento adequado, quando realizar, além das diferenças entre um e outro, não terá mais dúvidas na hora de responder a essa pergunta.

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