Água do radiador: Quando trocar?
Alguns líquidos são fundamentais para o bom funcionamento de um automóvel.
Entre os principais, está a água do radiador, um fluido que ajuda a manter a temperatura ideal do sistema.
O uso correto deste componente previne o superaquecimento do motor, evitando a sua quebra ou a corrosão de peças de um item até mesmo considerado o “coração do carro”.
A troca da água do radiador é de grande importância para o bom desempenho de um automóvel.
Por isso, realizar a manutenção preventiva é fundamental!
Aliás, se você já tem um carro sabe muito que são necessários alguns cuidados para evitar imprevistos e grandes dores de cabeça, não é?
Em si, o único problema é que muitos motoristas acreditam que basta colocar água para que o carro volte a funcionar de forma adequada, o que não é verdade.
Afinal, quem nunca foi no posto de gasolina e pediu ao frentista para conferir o nível do líquido ou mesmo pediu para completá-lo?
Embora esta seja uma situação bastante comum, deve ser evitada se você quiser prolongar a vida útil do seu carro.
A seguir, confira o que é o fluido do radiador, sua função e quando é necessário substituí-lo.
Dessa forma, você também saberá por que inserir água no radiador pode colocar o seu carro em risco.
Acompanhe!
O quê? Você não sabe o que é um radiador?
O radiador é a parte do carro responsável pelo resfriamento do motor.
O uso adequado deste item permite que o veículo opere em uma temperatura ideal,
evitando a quebra ou fusão de peças metálicas, como juntas, mangueiras ou até mesmo a perda total do motor.
eito, sobretudo para que o motor não fique totalmente frio, nem totalmente quente.
Além disso, é muito importante saber que existem diversos tipos de radiadores, tanto movidos a água, quanto a óleo.
O radiador a água geralmente é instalado na frente do veículo, por onde o ar é compelido assim que o carro está em movimento.
Fora isso, uma ventoinha é acionada quando é necessário mais ar para o ar-condicionado.
Em outras palavras, o radiador faz a ligação entre o carro e o ambiente externo, facilitando a troca de calor entre eles.
Depois que a água do radiador passa por outras partes do carro, o superaquecimento das mesmas é evitado.
Uma vez através do radiador, o calor da água é reduzido e transferido para o ambiente externo.
O principal componente deste sistema de refrigeração é um líquido – geralmente água, com ou sem aditivos.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira!
Qual a função da água do radiador?
Embora a água já seja um excelente refrigerante natural, na maioria dos casos suas propriedades não são suficientes para garantir a estabilidade de temperatura.
Sendo assim, a água do radiador é muito importante.
A função deste componente é melhorar o desempenho do sistema de refrigeração do veículo.
Ou seja, impedir que altas temperaturas danifiquem as peças metálicas do motor.
Ao alterar o nível do reservatório, com a proporção certa de água mais o líquido, o resultado será uma solução com maior ponto de ebulição,
o que ajuda a melhorar o desempenho da refrigeração.
Inclusive, o aditivo regula o nível de congelamento para menos de 0ºC, sendo uma opção interessante para carros que trafegam por regiões de clima frio.
A água do radiador também é uma maneira de proteger o sistema de arrefecimento contra a corrosão de diversos componentes do automóvel, especialmente os do motor, como juntas e velas.
Além disso, a solução – metade aditivo, metade água – é utilizada para regular as características corrosivas da água pura, isto é, a mineralizada.
As características do fluido do radiador
O líquido de arrefecimento é misturado com uma proporção de água no tanque do radiador, geralmente contendo um agente de limpeza,
para neutralizar o desgaste dos componentes do sistema de refrigeração e dos componentes metálicos que compõem o motor.
Basicamente, são soluções compostas por etilenoglicol, um tipo de álcool que aumenta a temperatura de ebulição para até 100°C, além de diminuir o ponto de congelamento para até 0°C.
Assim, o período de resfriamento se torna maior, visto que a água do radiador estará sempreem um estado líquido, sem haver variações no reservatório.
Afinal, quando trocar a água do radiador?
A recomendação do procedimento para a troca da água do radiador é a cada 30 mil KM ou 12 meses.
Isto é, caso a quilometragem não tenha alcançado o período estipulado.
Ainda assim, a dica é sempre verificar os níveis do reservatório para realização de consertos e outros reparos,
especialmente se houver perdas constantes do líquido, caso haja vazamentos em alguma parte do sistema.
Aliás, é muito importante saber que a água do radiador possui prazo de validade.
Por isso, é importante sempre substituí-lo, evitando a perda de suas propriedades.
A regra é clara: sempre confira o manual do veículo para saber o prazo exato para troca do fluido de arrefecimento, além de outros detalhes importantes.
Então, onde trocar a água do radiador?
Sempre realize o procedimento em uma oficina da sua confiança, com profissionais qualificados para o serviço.
Mesmo sendo mais prático, evite aquelas visitinhas no posto, pois isso pode te custar um preço alto no futuro.
Como você já sabe, o aditivo para radiador percorre diversas partes do motor e do sistema de resfriamento.
Portanto, somente um profissional sério estará apto para a troca deste componente, realizando a mistura corretamente.
Contudo, embora o ideal sempre seja recorrer a um profissional, é importante ao menos conhecer como esse procedimento é feito em casos de situações emergenciais.
Para fazer a troca da água do radiador, é fundamental se certificar que o carro esteja frio.
Por esta razão, o indicado é não verificar o tanque do radiador em altas temperaturas. Afinal, isso pode ser perigoso devido à circulação de vapor quente no sistema.
Já com o motor desligado – e frio –, o próximo passo é retirar a mangueira do radiador para remover o reservatório de água.
Neste ponto, também é recomendável limpar o reservatório de água para garantir que não haja acúmulo de sujeira que possa danificar o sistema de refrigeração.
Para preparar a solução de água do radiador e fluído aditivo, é preciso seguir as orientações da empresa fabricante do veículo.
Em média, uma proporção de 60% de água mais 40% de fluido.
Lembre-se de nunca completar o reservatório somente com água. Afinal, a prática pode causar danos ao próprio motor.
Por fim, insira o líquido até a marcação indicada e feche bem a tampa, evitando que ela fique mal posicionada ao ponto de ocorrerem vazamentos.
Sinais que indicam a substituição do fluido do radiador
A falta de água é um dos principais sinais para realizar a troca do fluido do radiador.
Aliás, negligenciar isso pode trazer grandes consequências ao motor do veículo.
O ar quente gerado pela falta de líquido, gera calor excessivo, fazendo com que as partes internas do motor se expandam, aumentando o atrito e, por fim, o desgaste das mesmas.
Outros componentes, como válvulas termostáticas e bombas de água, também são frequentemente afetados pelo superaquecimento.
Além disso, à medida que a pressão no interior do motor aumenta, isso também pode levar à ruptura de mangueiras, danos na tampa do combustível e depreciação do óleo lubrificante
Em casos mais extremos, a falta d’água pode até mesmo levar a fundição do motor. Inclusive, gastos esses que podem chegar a mais de 5 mil reais.
Sendo assim, não ignore os sinais de que seu carro pode estar precisando de manutenção preventiva, indo desde os mais comuns, como barulhos constantes no motor,
liberação de fumaça ou mesmo comportamentos irregulares.
Para monitorar isso, fique de olho no termômetro no painel do seu carro.
Se o ponteiro estiver próximo da marcação vermelha, esse é o momento de acender o sinal de alerta e procurar ajuda o mais rápido para o seu problema.
Conclusão
A prevenção é o melhor caminho se tratando de problemas relacionados a troca da água do radiador.
Isso porque, é com a manutenção preventiva do sistema, que será possível identificar vazamentos do líquido do arrefecimento,
além do desgaste de peças e superaquecimento de outros componentes.
Por isso, sempre conte com o apoio de profissionais ao realizar o procedimento.
Assim, você não só fica longe dos problemas, como também prolonga a vida útil do seu automóvel.
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